terça-feira, 14 de março de 2017

Cirva realiza 1º Seminário sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Objetivo do seminário é promover conhecimento, esclarecimentos e conscientização sobre o autismo


Centro de Integração, Reabilitação e Vivência do Autista – Cirva promove no dia 1º de abril das 8 às 17 horas no Plenário ‘Joab José Puccinelli’ da Câmara Municipal de Indaiatuba o 1º Seminário sobre TEA – Transtorno do Espectro Autista com o tema Conhecer para entender o Autismo.
Transtornos invasivos do desenvolvimento se manifestam nos primeiros anos de vida. Estes transtornos caracterizam-se por prejuízos em diversas áreas de desenvolvimento, como habilidades de interação social, comunicação e atividades estereotipadas. Além de incidir em várias áreas do desenvolvimento, são notadas precocemente e seus efeitos são persistentes.
O objetivo geral do seminário, destinado a todos os interessados no tema, é promover conhecimento, esclarecimentos e conscientização, uma vez que, para de fato haver inclusão, terá que haver conhecimento – apenas por meio do conhecimento podemos nos desvencilhar de preconceitos. Nos dias atuais, muito se fala sobre o Transtorno do Espectro Autista; porém, sabemos que de fato a sociedade generalizada têm poucas informações do que é o TEA, como surge e formas de tratamento. O Cirva acredita que o fato de conhecer esse transtorno, suas formas e particularidades seja a chave para desmistificar conceitos, agregar conhecimento e caminhar rumo à efetivação de direitos das pessoas com deficiência e à inclusão.
Os objetivos específicos são de promover uma discussão clara e objetiva sobre o tema, fomentar o conhecimento enquanto ferramenta contra preconceitos, injustiças sociais e exclusão e apresentar aos interessados o trabalho realizado pela instituição.  
A programação do seminárioque tem patrocínio da Stalden Chocolates e Cato Supermercados e apoio do SAAE e da Prefeitura de Indaiatuba, acontecerá da seguinte forma:
08:00 Credenciamento
08:30 Apresentação do Cirva 
08:40 Palestra com a fonoaudióloga Juliana Pinheiro dos Santos – Comunicação e Linguagem   
09:10 Palestra com advogada Dra. Lucia Benito - Lei Berenice Piana
09:50 Coffee Break
10:15: Palestra com neuropediatra Dra. Anna Elisa Scotoni – Porque o TEA acontece?
11:00 Palestra com psiquiatra Dra. Nataly Pimentel Rodrigues – TEA: tratamento para que e para quem?
12:00 as 13:30 Período de almoço
13:30 Palestra com Dra. Em História Cultural Maria Ester Sartori – Inclusão na educação
14:15 Palestra com professora e coordenadora da Educação Especial do Município Eliete Rodrigues – Inclusão dos autistas na educação municipal
14:45 Coffee Break
15:15 Palestra com nutricionista e fisioterapeuta Jorge Scarasat – Alimentação e Autismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário