A busca pela aparência jovem faz com que cada vez mais pessoas recorram ao botox. Tanto mulheres quanto homens estão se submetendo às injeções da toxina botulínica a fim de livrar-se das temidas rugas e marcas de expressão. De acordo com a Dra. Vanessa Penteado, pós-graduada em dermatologia e medicina estética e proprietária da Clínica Pantheon - com unidades em Campinas e em Jaguariúna -, o tratamento traz resultados mais visíveis e rápidos do que os cremes, no entanto, antes da aplicação, é necessária uma avaliação médica.
“A Toxina Botulínica é produzida pela bactéria Clostridium Botulinum e é indicada principalmente para tratar rugas de expressão, como as que acontecem na região frontal (testa), na região glabelar (entre as sobrancelhas) e região peri-orbicular (ao redor dos olhos, os famosos “pés-de-galinha)”. Também pode ser usada para diminuir suor em áreas como axilas, mãos e pés (hiperidrose) e para corrigir o sorriso gengival”, explica a especialista.
O botox é ideal para as pessoas que não desejam ser submetidas a procedimentos cirúrgicos. “A toxina botulínica ajuda a retardar, manter e até mesmo ajuda a reverter os sinais de envelhecimento com muita eficácia”, avalia a médica.
De acordo com Dra. Vanessa, a Toxina é injetada nessas rugas e age como bloqueadora neuromuscular, impedindo parcial ou totalmente a contração do músculo. Para a especialista, para quem quer o efeito permanente e sem intervalos, é indicada a aplicação, aproximadamente, a cada quatro meses.
PERGUNTAS FREQUENTES
Dra. Vanessa Penteado responde algumas das principais dúvidas:
Tem contraindicação?
Ele não pode ser aplicado em gestantes e deve ser evitado no caso de infecções no local a ser tratado.
Quais são os efeitos colaterais?
Não são conhecidas reações alérgicas à toxina botulínica porém, podem ocorrer efeitos colaterais transitórios como dor de cabeça após o procedimento ou a “ptose palpebral” (abaixamento da pálpebra superior). Outro efeito colateral possível é a formação de pequena equimose (mancha roxa) no local das injeções.
A durabilidade dele é menor em uma pessoa que pratica atividade física?
Existem evidências científicas de que a toxina botulínica pode ter a sua duração reduzida em pacientes com atividade física extenuante. Isso ocorre tanto pela hipertrofia muscular facial desses pacientes quanto à contração exercida durante o exercício.
Quando passa o efeito, as rugas aumentam?
Se você interromper as aplicações de botox por um período muito superior a seis meses, sua pele irá voltar ao que era antes de começar a aplicar, muitas vezes até um pouco melhor, mas não ficará pior.
O botox pode paralisar algum músculo da face?
Se for aplicado na quantidade e com a correta precisão anatômica, isto não acontecerá, já que o que se deseja é a contração suave e harmônica dos grupos musculares com alívio da tensão na face. Por isso é fundamental que a aplicação seja feita por um médico especialista.
Dra. Vanessa Penteado (CRM 95309)
Pantheon Jaguariúna
Rua Ceará, 39, bairro Dom Bosco
Telefone: (19) 3867-4885
Pantheon Campinas
Endereço: Avenida Jesuíno Marcondes Machado, 590, bairro Nova Campinas
Telefone: (19) 3203-4885
Informações: http://clinicapantheon.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário