Mercado Mundo Mix celebra 21 anos como celeiro da Economia Criativa com edição especial em Campinas e anuncia outras três datas na cidade para 2016
Entre os destaques, Festival da Cerveja Artesanal recebe produtores da região e banda celebra o Dia Nacional do Forró. Evento traz ainda completa programação cultural com teatro ao ar livre, workshop de moda e exposições.
Idealizado em dezembro de 1994 pelo empresário Beto Lago, o Mercado Mundo Mix comemora o auge de sua maioridade com uma edição especial em Campinas, que sediou edições históricas no galpão da Forbrasa. O evento também marca um ano de retorno ao Brasil, depois de longa temporada na Europa. Nos dias 12 e 13 de dezembro, a Estação Cultura recebe mais de 100 expositores, entre designers de moda, chefs de cozinha, artesãos, designers de objetos, ONG’s e projetos sociais - sendo metade deles de Campinas - para o maior evento de Economia Criativa do País. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
Durante este um ano, o Mercado Mundo Mix já esteve presente em grandes eventos do calendário nacional como os festivais Tomorrowland Brasil, em Itu/SP, e Brahma Valley, na capital. De acordo com Beto Lago, a edição especial de comemoração dos 21 anos será realizada em Campinas como um reconhecimento da importância da cidade e como uma forma de valorizar a Economia Criativa local. “Temos um carinho enorme por Campinas, que é um verdadeiro celeiro de artesãos e designers de moda. Para esta edição, selecionamos os melhores produtores locais, além de atrações culturais e artísticas de primeira linha”, explica o idealizador do Mercado Mundo Mix.
A fim de fortalecer ainda mais a parceria do evento com a cidade, a organização já divulgou três novas datas para 2016, todas na Estação Cultura: 12 e 13 de março, 3 e 4 de setembro e 3 e 4 de dezembro.
Destaques da edição
Na programação, o Mercado Mundo Mix traz a Campinas DJ’s de renome nacional da cena eletrônica, hip hop e black music, como Alessandra Pagu, DJ Barata, Polo Funk Master e Dj Hugo Seppi. Muito samba de raiz, batucadas de terreiro, groove, balanço, funk, soul e, expressando o compromisso da cultura hip hop, traz em seu set o melhor do rap nacional e internacional.
De Campinas, Alê Pagu sobe ao palco da Estação Cultura no sábado (12) apresentando o samba de raiz, batucadas de terreiro, groove, balanço, funk, soul e rap nacional e internacional.
No repertório do baiano Lucas Barata, feito exclusivamente com discos de vinil, samba de todas as ordens e tipos, música instrumental brasileira, tropicália, bossa nova e jazz, latin soul, 60’s soul, funk old school, afrobeats e grooves em geral.
O DJ já dividiu palco com grandes nomes da música, como Elza Soares, João Bosco, Arnaldo Antunes, Rosa Passos, Os Cariocas, Wanda Sá, Antônio Nóbrega, Carlos Malta, Dona Ivone Lara, Gerson King Combo, Mundo Livre S.A., Di Melo, João Parahyba (Trio Mocotó), Edgar Sacandurra, Eyedentity (L.A.), Lanny Gordin, Curumin, Didi Gomes (Novos Baianos), Siba e a Fuloresta, Clube do Balanço, Eddie Original, Bocato, Lucas Santtana, dentre outros.
Formado por um grupo de estudantes e difusores da cultura funk existente desde 2008, o Polo Funk Masters traz em seu repertório as danças funk inspiradas em contextos da década de 70 até o momento.
Também composta por estudantes de música popular da Unicamp, desde 2009, a Banda Hakavuna se apresenta no domingo (13) com o intuito de rearranjar músicas de expoentes do universo do funk-fusion como Headhunters e Weather Report. A Hakavuna trabalha hoje as possibilidades abertas pela música eletrônica sem desvincular-se do funk e do jazz, apresentando um repertório claramente influenciado por grupos como Nerve e Jaga Jazzist, num show dançante, rico em timbres e improvisação.
Para fechar esta edição especial do Mercado Mundo Mix Campinas, a banda limeirense Laranja Oliva apresenta os sucessos de seu primeiro trabalho “Arroz, Feijão e Mistura”, que une funk, samba, jazz e groove. Residente do evento, o Dj Will se apresenta nos intervalos com sucessos da Rádio Mundo Mix.
Na programação cultural ainda constam apresentações do Teatro Usina Geradora, com a peça “O Auto da Barca do Inferno”, o Teatro de Bonecos e o Sarau Poetizas.
O ritmo vibrante do forró, um dos patrimônios da cultura brasileira, também se faz presente nesta edição do Mercado Mundo Mix. No domingo, para celebrar o Dia Nacional do Forró – data do nascimento do legendário Luiz Gonzaga – a sanfona, o triângulo, a zabumba e o cavaquinho dão o compasso do show do grupo 2 Dobrado, na Estação Cultura, às 17h30.
Com uma linguagem moderna e dinâmica, sem perder a essência do forró pé de serra, o 2 Dobrado traz, ainda, influências do choro e do rock. O grupo já dividiu o palco com conhecidos nomes da música brasileira, como Sandra de Sá, Oswaldo Montenegro, Trio Virgulino, Trio Xamego e Peixe Elétrico, além das apresentações em famosas casas de gênero do país, como Canto da Ema e Remelexo Brasil (SP), Forró Ispilicute e Arena do Forró (Brasília) CasaduNando (Curitiba), Ziriguidum e Forró na Torre (Belo Horizonte).
A banda conquistou o Festival de MPB de Indaiatuba em 2013 e 2015, e participou da Virada Cultural de Indaiatuba e São Paulo. O 2 Dobrado é formado por Jonas Virgulino, Jorge Silva, Júlio Cesar e Marcelo Lima.
Exposições
Os turbantes, que têm feito a cabeça dos descolados, serão tema de workshop e exposição, realizados em parceria com o Senac. Outra mostra que irá atrair o visitante estará no interior do vagão de trem da Estação Cultura, e retrata a importância da imigração japonesa no país, com objetos, vestimentas e painéis históricos.
Festival da Cerveja Artesanal
Ainda dentro da programação da edição especial do Mercado Mundo Mix, a Estação Cultura recebe o Festival da Cerveja Artesanal com cerca de 10produtores paulistas de cerveja, sendo alguns deles da região de Campinas.
Da tradicional Pilsen, como India Pale Ale, que é mais amarga devido ao lúpulo, à Weizenbier (de trigo alemã) e Witbier (estilo belga com especiarias), o festival conta com mais de de 20 rótulos artesanais a preços acessíveis (chope a partir de R$ 8). Entre as marcas nacionais que estarão presentes no Festival da Cerveja Artesanal – como a Mea Culpa, Jupiter, Capitu, Landel, Crazy Rocker e Votus -, grande parte deu início à produção em casa e todas possuem de 1 a 3 anos no mercado, o que reforça a aposta do Mundo Mix em um segmento que está em expansão.
Segundo relatório divulgado pelo SEBRAE em agosto de 2015, o mercado de cervejas artesanais está em crescimento e é impulsionado pela tendência de valorização da sensorialidade e a busca pelo prazer no consumo. Esse aspecto favorece também a análise do custo-benefício feito pelo consumidor, que é refletido pelo lema “beba menos, beba melhor”.
Programação
Sábado - 12/12
Dj Ale Pagu
Domingo - 13/12
Fierce Dance
Sábado - 12/12
Dj Ale Pagu
Dj Barata
Dj Hugo Seppi
Polo Funk Master
Teatro Usina Geradora - O Auto da Barca do Inferno
Teatro de Bonecos
Sarau Poetizas
Domingo - 13/12
Fierce Dance
Banda Hakavuna
Banda Laranja Oliva
Teatro Usina Geradora - O Auto da Barca do Inferno
Nenhum comentário:
Postar um comentário