sexta-feira, 26 de junho de 2015

HAOC comemora 82 anos

Hospital foi inaugurado no dia 27 de junho de 1933

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) comemora amanhã, dia 27 de junho, 82 anos de inauguração. O HAOC começou a ser construído em 10 de outubro de 1928, por iniciativa do casal Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Barros Camargo, e foi inaugurado em 27 de junho de 1933, data em que Augusto completava 82 anos de idade.
Para relembrar um pouco da história do hospital, na última quinta-feira, dia 25, os funcionários assistiram à palestra “Ações e Atitudes na Construção da História e Cotidiano do HAOC”, ministrada pela historiadora Eliana Belo. Entre as personalidades de destaque envolvidas com o HAOC, a historiadora relembrou a participação do primeiro enfermeiro, Sebastião Pereira da Silva, que por 50 anos trabalhou no HAOC, e o médico Dr. Jácomo Nazário, que embora não tenha sido efetivamente o primeiro médico do hospital, é considerado por muitos como se fosse, pois trabalhou no HAOC logo após a inauguração, quando fez sua residência médica, e permaneceu por muitos anos.
E não poderiam faltar detalhes sobre o casal benemérito do hospital, Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Paula Leite Barros, que após o casamento adotou o sobrenome Barros Camargo. Como eles não podiam ter filhos, direcionaram parte dos bens para ações e obras beneficentes, sendo a construção de um hospital em Indaiatuba nos anos 1930 um ato vanguardista e uma iniciativa por zelar pela saúde da população da Indaiatuba. Já naquela época foi idealizada a Fundação Leonor de Barros Camargo, mantenedora do HAOC, que conta em seu conselho com descendentes das famílias de Augusto e Leonor, permitindo a continuidade do projeto do hospital filantrópico.  
Novidades de expansão do hospital   
Durante muitos anos a estrutura física do HAOC permaneceu a mesma de quando foi inaugurado. Porém, com o crescimento da cidade e a necessidade de oferecer um melhor atendimento à população, diversas obras de expansão começaram a ser executadas a partir de 1998: um Pronto Socorro; a construção dos Postos 1 e 2 (apartamentos); remanejamento do Pronto Socorro, que posteriormente foi transferido para um novo prédio, voltado para a avenida 9 de Dezembro; o prédio do Centro de Diagnósticos; a reforma de onde hoje funciona o Pronto Atendimento; o novo refeitório; a atual ampliação do Centro Cirúrgico e a já operante Hemodinâmica e em breve o novo Centro Obstétrico.
Recentemente foi anunciada a construção de um prédio de cinco pavimentos. O projeto consiste na ampliação do espaço físico e infra-estrutura. O prédio de 7.500 metros quadrados será construído ao lado do Pronto Socorro. O pavimento térreo será dedicado ao Pronto Atendimento de pacientes com consultórios médicos e contará com uma ampla recepção. O primeiro andar será dedicado à internação de usuários de plano de saúde e particulares. São 30 quartos e 58 novos leitos. Já o segundo andar terá internação de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e assim como no primeiro andar, vai ter 30 quartos e 58 leitos. No terceiro andar funcionará uma nova UTI adulto com 28 novos leitos. E o quarto andar contará com uma nova maternidade, contemplada por 30 leitos distribuídos em 16 quartos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário