quinta-feira, 16 de abril de 2015

Começa a contagem regressiva para a mobilização do Maio Amarelo

A mobilização nas cidades e até fora do Brasil já está em andamento. Participe!

De Norte a Sul do Brasil e também pelo mundo, a expectativa de que diversos países se vistam de amarelo numa mobilização ainda maior que a do ano passado, vai sendo construída dia a dia. O Maio Amarelo, movimento internacional que surgiu no Brasil e se espalhou, está tomando as ruas, escolas, entidades públicas e privadas, conquistando novos apoios e parceiros e sensibilizando a sociedade como um todo, para colocar em evidência o debate sobre a questão da segurança no trânsito, ações de prevenção de acidentes e de mortes nas vias e muita conscientização para vivermos num trânsito mais seguro.

A poucos dias do mês que marca a mobilização mundial, as reuniões preparatórias, a definição da agenda de atividades, novos apoios e compromissos se intensificam; e a contagem regressiva já está em andamento em muitas cidades e deve chegar no seu munícipio também.

Só para se ter uma ideia da movimentação, na primeira semana de abril, o Maio Amarelo recebeu informações sobre como as atividades estão sendo organizadas no México; apoios em Pernambuco, de empresas como a Dudalina (SC), da cidade de Lages (RS), de Venâncio-Aires (RS); houve também a assinatura da carta compromisso com a Prefeitura de Petrópolis (RJ); recebeu informações sobre os preparativos em Foz do Iguaçu. E a mobilização não para aí. O Maio Amarelo também recebeu apoio da Frente de Defesa do Trânsito Seguro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e reuniu nove munícipios da Região Metropolitana de Campinas para discutir as atividades que serão realizadas nesta região do Estado de São Paulo.

Uma das informações mais importantes que marcou a semana do Movimento é que foi confirmada a abertura oficial do Maio Amarelo-2015 e todos estão convidados para o evento, que será realizado na Expo Dom Pedro, no Dom Pedro Shopping, em Campinas (SP), no próximo dia 24 de abril, sexta-feira, a partir das 19h, durante o Intergastro & Trauma 2015, um dos maiores eventos médicos do Estado de São Paulo. Todos estão convidados. Participem!

Vale lembrar que, em 2014, o Maio Amarelo teve atividades em sete países, mas também é importante destacar que o movimento surgiu no Brasil, em razão da preocupação com os altos índices de mortalidade e acidentes no trânsito.

Confira alguns dados:

O Brasil está entre os 10 países mais violentos no trânsito, de acordo com relatório da “Global Status Report on Road Safety 2013”, da ONU (Organização das Nações Unidas), que mostra o número de mortes de 183 países.

O país ocupa a 4ª posição entre aqueles que mais registram mortes no trânsito, ficando apenas atrás da Índia, China e Nigéria.

De acordo com dados do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), mais conhecido como Seguro Obrigatório, em 2013, foram mais de 52 mil indenizações pagas por mortes no trânsito. E esse número sobe para mais de 700 mil indenizações, computando-se os feridos e sequelados.
Nosso símbolo
O laço usado como símbolo do Maio Amarelo já é um velho conhecido. Utilizado também em outros movimentos, como o Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, que combate o câncer de próstata, ele estimula atividades voltadas à conscientização e ao debate sobre os assuntos a que se refere. A cor amarela foi escolhida por ser a cor de advertência no trânsito. 

Acompanhe todas as informações no site do Movimento no endereço: www.maioamarelo.com e envie a agenda das açõe que a sua cidade também for fazer para o euapoio@maioamarelo.com. Todos podem participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário