quarta-feira, 16 de julho de 2014

Indaiatuba recebe Seleção Brasileira de Beisebol para último treino antes de mundial

A Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI) sediou durante três dias, em sua sede de campo, os treinamentos da Seleção Brasileira de Beisebol da categoria Infantil (11 e 12 anos). A equipe realizou na sexta-feira, sábado e domingo (11, 12 e 13 de julho) o último preparativo na cidade antes de embarcar para o Japão para disputar o XXXII Campeonato Mundial de Beisebol Nanshiki Infantil de Edogawa, em Tóquio, no final desse mês.

Entre os 14 atletas convocados para a Seleção Brasileira da categoria está um atleta da ACENBI, Enzo Maekawa. O técnico da ACENBI, Ivan Morita, também integra o time brasileiro como auxiliar técnico.

A Seleção Brasileira de Beisebol Infantil é composta por jogadores de Bastos (SP), Marília (SP), Blue Jays de Arujá (SP), Gecebs de Arujá (SP), Nikkei Curitiba (PR), Paraná Clube (PR), Tozan de Campinas (SP) e Indaiatuba.

Outros indaiatubanos convocados

Além dos dois representantes da ACENBI na disputa do torneio japonês, Indaiatuba tem outros três convocados para defender a Seleção Brasileira de Beisebol nesse ano. Na categoria Pré-Infantil (9 e 10 ano), foram escolhidos Davi Passos e Felipe Kenzo Koragi para duas diferentes competições internacionais.

Davi Passos vai defender o Brasil no Campeonato Sul-Americano Pré-Infantil, que acontece em setembro em Guayaquil, no Equador. Já Felipe Koragi vai disputar o XIX Campeonato Pan-Americano de Beisebol Pré Infantil no final de outubro e início de novembro na cidade do Panamá, no Panamá.

Enquanto isso, Gustavo Vergel, da categoria Junior (15 e 16 anos), foi convocado para defender as cores brasileiras no Campeonato Mundial de Beisebol Sub-15, que será realizado no final de julho e início de agosto em Nazatlán, no México.

Indaiatuba na Seleção

A ACENBI tem jogadores convocados para a Seleção Brasileira de Beisebol em várias categorias nos últimos anos. De acordo com o técnico Ivan Morita, esses atletas se destacam pela dedicação aos treinamentos. “Geralmente são aqueles que treinam mais, não apenas aos sábados e domingos, mas também durante a semana”, explica ele.

Morita prevê outras futuras convocações em Indaiatuba para a Seleção Brasileira em outros torneios internacionais. Ele destaca a dedicação dispensada à formação da base do beisebol na ACENBI. “Quanto mais cedo ocorre a iniciação no esporte, melhor é o aprimoramento técnico”, resume o técnico. Ele sugere a idade de 5 ou 6 anos para ingressar no beisebol.

O técnico destaca ainda como diferencial dos treinamentos do beisebol de Indaiatuba a contribuição de técnicos estrangeiros. “São técnicas complementares que enriquecem o nosso beisebol”, explica. Atualmente, a ACENBI conta com o técnico japonês Daiki Shimomise, voluntário da Japan International Cooperation Agency (JICA), e com o técnico cubano Bernardo Peñaver.

O beisebol da ACENBI tem o apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, através das Secretarias do Esporte, da Educação e Administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário