quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Obras de Thomaz Perina passam a integrar a Coleção FEMSA, uma das mais importantes da atualidade


O reconhecimento ao talento do artista plástico campineiro será marcado por um evento cultural no Polo Arqdec Interior, no dia 13 de novembro
Duas das peças do acervo do Instituto Thomaz Perina (ITP), em Campinas, SP passam a integrar, oficialmente, a partir deste mês (novembro), a Coleção FEMSA, com sede no México, uma das mais importantes da atualidade, composta por mais de mil obras entre pinturas, esculturas, fotografias, gráficas, instalações e vídeos, que traduzem a riqueza da arte latino-americana do século XX e expressam a chegada do século XXI sob a ótica dos criadores contemporâneos. O óleo sobre tela Paisagem de 1955 e a látex sobre tela Paisagem de 2008, doados pelo ITP, retratam dois momentos da trajetória artística de Perina e exemplificam o processo criativo do artista durante quase seis décadas de intensa pesquisa e trabalho em busca da síntese da paisagem, nome que deu aos seus trabalhos a partir da década de 1950.
O presidente do Instituto Thomaz Perina, Augusto Cesar Parada, explica que no primeiro semestre de 2012, durante a exposição Zoom Latino-americano – Coleção de Arte FEMSA, em Campinas, a tela Paisagemde 2008foi escolhida, em homenagem à cidade, para fazer parte da mostra e posteriormente decidiu-se pela doação das obras para que este artista passasse a ter presença na renomada coleção.
A inclusão destes trabalhos na Coleção FEMSA vem ao encontro do legado deixado pelo artista – a democratização das artes – conceito aplicado em todas as ações realizadas pelo Instituto Thomaz Perina. A doação será marcada por um evento cultural, a ser realizado na sede do Polo Arqdec Interior, no dia 13 de novembro, quando réplicas das duas telas serão expostas neste local. Na oportunidade será firmada também a parceria entre o Instituto Thomaz Perina e o Polo, para a realização de ações, programas e projetos culturais.
Durante a exposição, aberta ao público de 14 de novembro a 20 de dezembro 2013, o visitante poderá apreciar também outros trabalhos originais de Thomaz Perina. A mostra será uma retrospectiva da carreira do artista desde a década de 1940 até 2009, composta por aproximadamente 15 obras em diferentes técnicas, como guache e pastel. As visitas à sede do Polo Arqdec Interior (Rua Odila Maia Rocha Brito, 169, Nova Campinas) poderão ser agendadas gratuitamente pelo telefone (19) 3255-4992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário