quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ACENBI promove 19ª edição da Festa do Chopp no próximo dia 26



Evento, que já faz parte do calendário turístico do município e região, acontece no Pavilhão da Viber das 18 horas à meia-noite

A Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI) promove no próximo dia 26 de outubro, sábado, sua 19ª edição da Festa do Chopp e Bon Odori. O evento será realizado no Pavilhão da Víber, em parceria com a Prefeitura Municipal. A festa, que já faz parte do calendário turístico do município e região, acontece a partir das 18 horas e vai até a meia-noite.

Segundo o presidente da ACENBI, Akifiko Morita, a festa não tem fins lucrativos e visa arrecadar verba para a manutenção das atividades dos departamentos. “É um evento voltado para promover o lazer e a reunião de famílias, além de divulgar a gastronomia e a cultura japonesa”, explica ele.

O público pode apreciar não apenas o chope gelado, mas também as delícias típicas da culinária japonesa, como o sashimi, tempurá, temaki, yakissoba e outros pratos. A festa promove ainda o tradicional concurso de chope de metro e refrigerante e sorteio de brindes e prêmios. Já as crianças têm à disposição uma área especial para a diversão.

Bon Odori


Outra atração tradicional da Festa do Chopp da ACENBI é o Bon Odori (Dança de Finados), dança coletiva executada em volta do “yagura” (uma espécie de palco ou torre) ao som do taikô (instrumento musical similar ao tambor) e músicas folclóricas. No Japão, a Dança de Finados acontece geralmente no verão e em todo o país. Trata-se de uma celebração budista milenar feita em homenagem aos espíritos dos antepassados. 
O Bon Odori foi trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses que começaram a chegar a partir de 1908. Sua coreografia é bastante simples e todas as pessoas podem participar da dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário