terça-feira, 23 de outubro de 2012

A Noite de São João

Em busca de valorizar a cultura local, o Plaza Shopping Itu realiza uma exposição em parceria com o Museu da Música-Itu: “A Noite de São João, 150 anos da primeira ópera brasileira”. O grande destaque dessa exposição está no fato de que a obra foi composta por Elias Álvares Lobo, em 1859, compositor ituano e maestro que foi um dos professores de Chiquinha Gonzaga.
A mostra, localizada na Praça de Eventos do Shopping, estará disponível para visitação até o dia 5 de novembro. Ao todo, são expostos painéis com uma raridade: o conjunto de partituras originais da primeira ópera escrita em língua portuguesa. “A obra é uma das melhores representações da singeleza da música do interior paulista, dando a cor local ao texto, que é inspirado no Libreto de José de Alencar, autor de O Guarani”, revela a Curadora do Museu da Música de Itu, Maria de Lourdes Sioli.
Para revelar trechos da ópera “A Noite de São João” e transportar o público para 1859, data de sua composição, o Plaza Shopping trará uma apresentação do Coral Vozes de Itu, que será realizada no dia 26 de outubro, sexta-feira, às 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário