quarta-feira, 6 de julho de 2016

Projeto visa um futuro melhor para jovens da rede pública de Indaiatuba

O Projeto “Vértice – Construindo Oportunidades” da Instituição Fernandes, mantida pela GPCI Empreendimentos, é um projeto que tem como objetivo atuar de forma preventiva no atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. E dessa forma, proporcionar bolsas de estudos para jovens talentos da rede pública de ensino da cidade de Indaiatuba.

Para isso, as Escolas Estaduais e Municipais indicam seus alunos “talento”. Aqueles que de alguma forma se destacam por seu desempenho. Depois eles passam para a Instituição Fernandes, que através de uma série de critérios, tais como notas, empenho, renda familiar e comportamento, selecionam os que ingressarão nas vagas disponíveis.

Todas as etapas da seleção são acompanhadas por psicóloga educacional, assistente social e educadores. Os quais continuam o acompanhamento aos alunos durante o projeto, além de também acompanharem toda a família devido a nova realidade educacional e social gerada pelo desenvolvimento do projeto.

O Projeto “Vértice” selecionou 2.600 alunos da rede de Escolas Estaduais, jovens talentos para cursar do 1º ao 3º ensino médio no Colégio Renovação/ Anglo de Indaiatuba. E foram aprovados oito jovens que obtiveram bolsa de estudos com 100% de gratuidade, além de transporte, alimentação, atividades de reforço e atividades extracurriculares. E todos contam com o trabalho e o desenvolvimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes através do programa de “Teatro Social” desenvolvido em parceria com o Espaço Nelson Polinário.

As aulas de teatro são extremamente importantes para o desenvolvimento e integração dos jovens consigo mesmos e com a sociedade, trabalhando várias características saudáveis para um melhor desempenho em todas as áreas. O “Teatro Social” realiza a articulação necessária na proteção básica. Semanalmente é realizado um encontro para os alunos/usuários, para cuidar da questão interpessoal de cada um, tendo atividades corporais, onde se desenvolve novos olhares com muitos dégradés: A dimensão lúdica; a dimensão ritual; na prática comunicativa; a dimensão artística e a relação estética; as referências culturais e arquetípicas as estruturas narrativas; o desenvolvimento dos grupos e das pessoas; a corporeidade; o movimento; a relação e a comunidade.

O Projeto “Vértice” trabalha sem auxílio de verbas públicas e depende de doadores e ações de empresários. A idéia é que quando terminarem o ensino médio, esses jovens talentos tenham condições de frequentar excelentes universidades, continuando seus estudos e se tornando bons profissionais e cidadãos exemplares.

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