terça-feira, 25 de novembro de 2014

SAUDE REALIZA CAMPANHA “FIQUE SABENDO” EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DIA 1º DE DEZEMBRO

Interessados devem procurar as Unidades para fazer o teste rápido

A Prefeitura de Indaiatuba realiza de 1º a 5 dezembro de 2014, mais uma campanha “Fique Sabendo”, com a finalidade de reduzir o número de diagnósticos tardios e suas consequências à infecção pelo vírus HIV/Aids. A campanha faz parte das ações do Programa Nacional e Estadual de DST/Aids e Secretaria Municipal da Saúde através do Programa Municipal DST/HIV/Aids. Quem participar da campanha fará o teste rápido, que permite em apenas meia hora, que o paciente, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. O teste é distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde e é utilizado devido a sua agilidade e praticidade.
A enfermeira e coordenadora do Ambulatório de Moléstias Infecto Contagiosas do Hospital Dia, Pamela Tobaldini, informou que a campanha atenderá apenas no dia 1º de dezembro, em todas as Unidades de Saúde de polos do Programa Saúde da Família e também na Unidade Especializada da Mulher e da Criança localizada no andar superior da UPA no Jardim Morada do Sol, seguindo os horários de atendimentos das unidades. “De 2 a 5 de dezembro, durante a campanha os testes serão realizados apenas no Centro de Testagem e Aconselhamento no Hospital Dia”.
A enfermeira ressaltou que a atualmente, a Aids é uma doença tratável e com grandes possibilidades de controle. A Aids ainda não tem cura, mas através da informação pode diminuir o medo que ainda aflige a população. 
Caso o resultado seja positivo, o usuário terá acesso precoce ao tratamento adequado e oportuno, que irá lhe garantir uma melhor qualidade de vida. Se for negativo, o usuário terá a possibilidade de receber informações sobre a adoção de práticas de sexo seguro. 
A Secretaria de Saúde oferece informações sobre as doenças e preservativos masculinos e femininos, os interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde e fazer a retirada.
Indaiatuba registrou em 2012, 48 casos de HIV/AIDS, 44 casos em 2013 e 92 casos até outubro de 2014. 
CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO 
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) começa a funcionar dia 1º de dezembro no Hospital Dia. No local os pacientes farão os exames DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, e receberão o resultado, e caso seja positivo para algumas das doenças, passarão por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa e sigilosa.
O Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas funciona no Hospital Dia, atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, localizado na Avenida Visconde de Indaiatuba, Vila Vitória. O telefone para informações é 19 3825-6440. Têm em seu quadro 12 profissionais sendo: três técnicas de enfermagem, uma farmacêutica, uma de serviço social, uma psicóloga, três médicas Infectologistas e duas Dermatologistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário