quarta-feira, 9 de abril de 2014

Tratamento por Onda de Choque é opção contra a dor crônica

Uma nova alternativa para pacientes com problemas musculoesqueléticos, dores musculares crônicas e falhas na consolidação de fraturas, que não está relacionada ao processo cirúrgico, chegou ao Instituto do Osso e da Cartilagem, de Indaiatuba. O Swiss DolorClast Focal é um aparelho de última geração que age no foco da dor por meio de ondas de choque. 
De baixa, média ou alta energia acústica, as ondas de choque se propagam através do tecido até a região da dor.  Dessa forma, é possível estimular o processo regenerativo do tecido e da formação de células ósseas, que auxiliam no tratamento de patologias crônicas e tendinites. “O tratamento estimula o processo de regeneração de tecidos, cartilagens e ossos. Como a principal queixa dos pacientes é a dor, o tratamento também tem ação analgésica”, conta o diretor do Instituto do Osso e da Cartilagem, Dr. José Fábio Lana.
Uma das vantagens do novo método são os mínimos efeitos colaterais, além de ser um tratamento não invasivo e que em muitos casos evita o processo cirúrgico. Não há necessidade de nenhuma preparação especial, não tem sangramento visível e nem cicatriz, pois o processo é totalmente ambulatorial. 
Alguns pacientes conseguem alívio imediato e por definitivo, enquanto outros devem aguardar entre 6 e 12 semanas para melhora, pois dependerá da capacidade individual de cicatrização e do estágio de evolução da doença. 
Reconhecido pela Comunidade Médica Europeia e aprovado pelo FDA (EUA), o tratamento vendo sendo utilizado no Brasil há mais de dez anos e é indicado para calcificações em tendões nos ombros, tendinite aquileana e patelar, epicondilites do cotovelo (Tennis Elbow), bursite trocantérica, fascite plantar nos pés (esporão do calcâneo) e pseudoartroses (fraturas de não consolidaram após um período de seis meses).
Especialista em Ortopedia, Medicina Esportiva e Clínica da Dor, Dr. Lana conta que o tempo de aplicação e o número de sessões variam de paciente para paciente. "Em geral são três sessões para patologias crônicas com intervalo mínimo de três semanas. Cada sessão dura em média 30 minutos. Depois de 30 dias da primeira aplicação, 80% dos pacientes sentem pouca ou nenhuma dor”, finaliza o médico. 
IOC - Instituto do Osso e Cartilagem
Indaiatuba/SP - Av. Presidente Kennedy, 1.386, Sala 61, 6º andar
Tel.: (19) 3017 4366.

Nenhum comentário:

Postar um comentário